Q-Bee, a Abelha consumidora de almas (Parte Final)

       Enfim eu tou terminando essa abelha chata(É outro personagem que eu não gosto; Como eu falei antes: "Só gosta da Bee quem joga de Bee.") Aqui vamos ver algumas estratégias e combos para você usar na luta(E acabar com todo mundo).

Estratégias:

O jeito certo de jogar com a Q-Bee:

       O jogo da Q-Bee gira muito em torno de pokes, e Mixups com IAD. Seus pokes principais são 5MP, 2LK/LP, 2MP, 2MK j.MK. Caso não saiba como, IADs são feitos apertando 953/956/959, mas bem rápido. Aqui um exemplo(Se não sabe usar esse tipo de arquivo, clique aqui), onde você pode perceber que o air dash dela sai bem mais rápido que um Air Dash convencional, e perceba também que ele segue o oponente(Isso só a Bee tem). IADs com j.LP/LK são um dos overheads mais rápidos do jogo(Principalmente se fizer de perto, mas é um pouco difícil de fazer), mas eu não recomendo que faça frequentemente, pois Bee não é uma personagem tão agressiva assim(Não no nível da Hsien-ko), e se ela tomar muitos combos, ela morre com facilidade(Pois tem defesa bem baixa). No começo, você vai querer depender muito dos pokes dela(Como eu disse antes), até achar uma oportunidade para acertar um IAD, e por isso, Q-Bee é uma personagem que exige muita paciência(Tanto sua quando do oponente). Um dia, você vai aprender também a usar dois IADs seguidos(Bem de perto), para melhorar seu jogo de mixups, IADs vazios com um low depois(Isso engana qualquer um), e também alguns dos combos de C>R e setups de Bolha.
       Os anti-aéreos da Q-Bee e longo alcance nos golpes permitem que ela pode ser jogada de maneira lenta(Mais passiva, com poucos overheads), ou mais ofensiva(Cheio de mixups e IADs). O estilo você decide, ou joga de um jeito mais seguro, ou joga na base do "Risco alto, recompensa alta". Boa parte dos jogadores preferem jogar na ofensiva, pois as opções defensivas da Q-Bee não são lá tão boas assim, mas ela pode ser usada(E bem eficaz até) defensivamente. Talvez você queria até usar os dois, e ir fazendo transições durante a luta.
        Apesar da Q-Bee ter anti-aéreos decentes, como 5MK e 2HP, ela também pode defender no ar e dar um air dash para punir algum golpe aéreo do oponente(Ou até um shoryuken), o que é parte do seu jogo defensivo/ofensivo.

Usando o O.M(63214+P)

     Esse agarrão dela é simplesmente incrível, pois tem startup quase instantânea, e deixa a Bee ivulnerável a tudo, mesmo que erre! Ainda mais que é uma setup pra bolha que não gasta barra(ES C>R gastaria). Infelizmente, esse golpe não é tão usado, pois as melhores setups envolvem o dash no chão, como: Dash vazio, O.M(Demonstração); ou dash LK, O.M(Demonstração, é possível usar LP em personagens maiores, e é melhor que LK em vantagem de frame até). Se não tiver barra(Como no caso dos replays), pode usar um Pursuit o mais cedo possível para se aproximar e começar seu jogo ofensivo. Uma coisa interessante sobre esse golpe é que se a Bee estiver no chão, e seu oponente perto de você, é possível fazer um Reversal com esse golpe(O que é bem diferente, e não tem como replicar com muita facilidade, então não vai ter demonstração aqui).

Chain Combos:
 
       Quando você fizer chains no chão, é sempre a melhor ideia terminar em 2MK, já que tem a melhor vantagem de frame(E alcance), porém não derruba. Existem chains com 2HK(Que derrubaria), mas eu não confiaria tanto nesse normal não. Depois que o oponente defende o 2MK, o jogador de Q-Bee tem 4 opções: 5MP(Como um anti-pulo; O oponente pode abaixar para esquivar); 2MK(Como poke; O oponente pode pular pra esquivar); C>R, (Para derrotar um possível poke do oponente; Se usar a versão ES, pode fazer uma setup de bolha se quiser. Veja abaixo para mais informações); e IAD j.MK(Um overhead caso o oponente pense que você vai usar a primeira opção; Eu acho o MK melhor nessa situação por ter mais alcance, mas você pode usar outros golpes sim).

Setups para a Bolha
 
       Agora é a parte boa. Tem dois golpes que te ajudam a usar a bolha, que são o ES C>R, e o O.M.(Demonstração do ES C>R + Bolha. Depois do air dash você faz a mixup enquanto o oponente defende, e eu não fiz pois era só uma demonstração mesmo; Demonstração do O.M + Bolha. Você precisa dar dois IADs para se aproximar do oponente). Para usar, simplesmente use a bolha no exato momento que a Bee se recuperar algum desses golpes, como pode ver no replay. Depois que a Bolha é liberada, e a Bee puder se mexer, você tem duas opções: Fazer uma mixup enquanto o oponente ficar defendendo no chão(Preocupado com a Bolha, claro), ou esperar o oponente defender no ar(Para pegá-lo com 5MP/MK, dependendo de onde o oponente estiver). Não vou fazer demonstração dessa segunda parte, já que você já sabe fazer mixups e guard breaks(Derrotar um oponente defendendo no ar). "Duas barras não é muita coisa?" Vai, mas a Bee não tem muita coisa útil pra gastar barra, então isso aqui é a melhor opção mesmo.


Combos(A parte que todos queriam desde o começo):

Combos Principais:
(Nota importante, se não sabe ler o que tá aí embaixo, vem nesse link que eu explico tudo(Só ir bem lá pro final).
  •  2LP > 2LK > 2MP > 2MK (Dano: 20 branco e 43 vermelho.)
Lembre-se de que não tem como adicionar um Pursuit depois, já que cr.MK não derruba. As opções pra depois dessa chain tão aqui em cima, na parte de estratégias. É possível dar um IAD com LP/LK para começar esse combo também, e dar um pouco mais de dano.
  • 2LK/2LP/5LK xx 426+P/41236+P (Dano: 22 vermelho e 33 branco. Dano da versão ES: 31 vermelho e 43 branco; Versão ES + Pursuit: 31 vermelho e 48 branco; Versão ES + ES Pursuit: 31 vermelho e 53 branco.)

Outro combo importante pra Bee. 2LK e 2LP são lows, então são opções(Geralmente você vê os players usando mais o LK, pela vantagem de frame), e 5LK é o mais fácil de confirmar no geral, mas não é um low. Dá um dano legal, mas não parece ter como dar Pursuit depois(Não depois da versão normal). Use a versão ES para dar mais dano, e como setup pra bolha(Caso tenha barra). É possível dar um IAD com LP/LK para começar o combo também.

Combos situacionais(Você só vai usar se determinada coisa acontecer):
  • 214K(Delta A) >> 2MP > 2MK (Dano: 32 vermelho e 48 branco.)
Você só vai usar isso se o seu oponente não souber defender o Delta A. Não é ruim, mas o Delta A normal é unsafe caso o oponente defenda, então é um pouco perigoso.
  • 623PP(QJ/Bolha) > 426P(C>R) (Dano: 33 vermelho e 56 branco.)
Uma das opções caso o QJ acerte. Não gasta barra, o que não é ruim. Você pode usar a versão ES para mais dano(42 vermelho e 66 branco. Com Pursuit: 42 vermelho e 71 branco. Com ES Pursuit: 42 vermelho e 76 branco) e para usar a bolha novamente(Caso tenha barra).
  • 623PP(QJ/Bolha) > 426KK(+B) (Dano: 47 vermelho e 75 branco; Com Pursuit: 47 vermelho e 76 branco, por culpa da Damage Scaling; Com ES Pursuit: 47 vermelho e 80 branco. A demonstração tá no final do combo de baixo.)
Dá mais dano que a de cima, mas não te dá setup pra bolha. A de baixo pode ser mais eficaz também.
  • 623PP(QJ/Bolha) > 214KK(ES Delta A) > Qualquer coisa/combo (Dano: 33 vermelho e 55 branco + (X + Y), sendo X e Y os danos vermelho e branco do que você usou depois. No vídeo é um 100% que você nunca vai acertar na luta, mas é só um exemplo do que é possível fazer com esse combo aqui, e também com a barra da Bee.)
Esse só funciona se o oponente não ficar no outro lado da tela quando você mandar o ES Delta A(Pois não chega até lá). É o único uso eficaz para esse especial também. O legal disso é que você pode usar qualquer coisa mesmo depois do ES Delta A, até outra bolha, como eu fiz no vídeo!




       É só isso pra Q-Bee. Se quiser achar partidas de Q-Bee no Youtube, só pesquisar "Yankee Q-Bee". Tu acha um monte dele(Eu acho que tem Bees melhores, mas eu achei mais partidas dele). O próximo personagem que eu quero fazer é a Hsien-ko.

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