Os Archetypes dos jogos de luta presentes em VSav

       Aqui vai ser um post um pouco diferente. Sem enrolar, "O que é um Archetype?" Bom, um Archetype é o termo que diz qual é o estilo do meu personage, por exemplo: O archetype do Zangief é "Grappler"(Também conhecido como "Personagem de agarrão), já que o jogo dele gira muito em torno de usar agarrões no oponente. Alguns dos Archetypes presentes nesse jogo são: Rushdown(Bem óbvio), Zoner, Grappler(E Semi-Grappler), e Dinâmico(Que é dividido em sub-categorias). Agora eu vou só explicar o que cada uma quer dizer, e você pode escolher seu personagem a partir disso, quem sabe. Alguns personagens podem fazer parte de duas também

Archetypes ofensivos:

  • Rushdown: São os personagens que amam chegar perto do oponente, e fazer um estrago, ou seja, quase todos os personagens do jogo(O Demitri não faz parte dessa categoria, mais ou menos). Tem um post falando sobre isso aqui no blog.
  • Glass Cannon(Canhão de vidro) - Consegue dar muito dano, porém morre com facilidade(Como é o caso do Akuma em boa parte dos jogos de Street Fighter). Isso misturado com a rushdown do jogo é algo bem perigoso para ambos os jogadores. Personagens que se encaixam nesse archetype: Hsien-ko(Na Dark Force fica mais Glass Cannon ainda), Morrigan, Lilith, e Zabel/Lord Raptor(É o que tem mais defesa entre esses aí). Anakaris e BBH não tem defesa ruim, mas o jogo defensivo deles é péssimo, então eles podem ser vistos como "Glass Cannons Lite".
  • Dominating(Dominante), também conhecido como Mighty Glacier(Geleira Poderosa) -  Uma sub-categoria de Rushdown. São bem parecidos com os personagens Glass Cannon: Tem ótima ofensiva, porém não sofrem com problemas de defesa baixa(Como o Kyo de King of Fighters em alguns jogos, onde ele pode dar dano absurdo). Personagens que se encaixam: Bishamon e Sasquatch.
  • Fragile Speedster(Velocista Frágil) - Essa é a que eu mais gosto de usar nos jogos de luta. Um personagem rápido, que não tem tanto dano nos golpes(Mas pode dar dano do mesmo jeito), e morre um tanto rápido(Eu posso usar o Choi de King of Fighters, e o Claw de Street Fighter como exemplos). Personagens que se encaixam: Felicia(Felicia não tem defesa baixa, mas não tem muito jogo defensivo a curta distância) e Jon Talbain/Gallon.
  • Footsie character(Personagem de footsies) -  Personagens de footsies jogam mais em torno de seus golpes normais, abusando de sua prioridade alta(Como a Chun-Li faz); Ou dependem de footsies pra se aproximar do oponente(Basicamente o jogo neutro de VSav é footsies em alta velocidade, quase uma luta de DBZ onde todos se teleportam numa velocidade absurda quando tem lag é pior ainda). Personagens que se saem melhor nesse Archetype: Felicia e Q-Bee.

Archetypes defensivos:

  • Zoner: Zoners tem como arma principal seus projéteis, ou normais com ótimo alcance/ângulo para controlar o rumo da partida (Ter noção de posicionamento e distância são a chave para esse Archetype), e uns bons exemplos disso em outros jogos de luta são Dhalsim(Do Street Fighter), Athena(De King of Fighters), e Billy Kane(De Fatal Fury, mas apareceu em King of Fighters também). Existe a zoning ofensiva, que é o archetype "Trapper"(Também conhecido como "Morrigan do UMvC3"), mas em VSav não tem isso. Personagens que se encaixam: Demitri, Anakaris, Jedah, e talvez o Rikuo. "Só?" Donovan e Huitzul não estão em VSav, então só ele mesmo. "E a Morrigan?" Ela é péssima como Zoner.
  • Turtler: O personagem que prefere esperar pelo oponente fazer algo, e jogar de maneira segura, sempre defendendo, e acertando o seu oponente apenas com normais de longa distância, e sempre esperando por uma oportunidade de atacar. O jogo defensivo da Q-Bee se encaixa perfeitamente nisso, mas outros personagens podem ser usados dessa maneira também.
  • Stone Wall(Muro de pedra) - Têm defesa boa, mas não dão tanto dano assim(O contrário do Glass Cannon). Geralmente são lentos, e bem pacientes no seu jogo. Só isso já explica tudo. Personagens que se encaixam bem: Anakaris e Victor, provavelmente. Não consigo pensar em outros.
  • Grappler(Também conhecido como personagem de agarrão): Esse é o estilo "Zangief" de se jogar, dependente de agarrões, e de um jogo defensivo com normais lentos. Todos os personagens desse jogo tem pelo menos um agarrão de comando, mas o verdadeiro Grappler do jogo é o Victor. Os outros, nós chamamos de Half-Grapplers. Sasquatch e Jedah também tem agarrões de comando(Pra caramba), mas ninguém usa elee desse jeito, já que não tem razão pra fazer isso.
  • Keepaway(Jogo à distância): Fuja do oponente, use projéteis, e pronto, Keepaway(Keep Away = Fique longe). O Demitri é o que mais se encaixa nesse estilo, mas Kepaway é o pior jeito de se jogar nesse jogo(Pois é bem fácil de lidar, graças às "Opções de movimento" de cada personagem).

Archetypes Flexíveis:

  • Dinamic(Dinâmico): Personagens que tem uma única abilidade que muda o estilo de jogo deles completamente(Se ele não tivesse aquilo, ele seria outro personagem) que geralmente envolvem as Dark Forces. Alguns personagens que se encaixam: Victor(Com seus normais carregados), algumas Dark Forces, e dá pra colocar o Donovan também, que tem uma jogabilidade diferente com, e sem a espada. Existem outras sub-categorias de Archetypes flexíveis, como o "Stance Change"(Personagens que podem mudar de estilo no meio da luta, como o Gen de Street Fighter, a May Lee de King of Fighters, e boa parte dos personagens de JoJo em jogos, e um mais recente, que é o Strider Zeku de SFV. Esse cara não é o Strider Hiryu, Strider é apenas um título, não um nome, e me dá raiva quando chamam o Hiryu de Strider, mas tá ok), o personagem "Duplo", que só o nome já explica o que é: Você controla dois personagens ao mesmo tempo. Bons exemplos são o Chang em CvS2, que luta com o Choi ao seu lado, e o D'Bo/Devo do JoJo's Bizarre Adventure, que luta junto com sua Stand no campo, e você pode controlar os dois juntos(Um atacando de cada lado). Eu amo JoJo também, e vou lendo o mangá enquanto não vem a parte 5..

       É só isso mesmo, acho que não esqueci nenhum. Espero que isso tenha ajudado de alguma maneira, deu um certo trabalho pra fazer isso tudo, e pesquisei muito também!

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