Mecânicas ofensivas de Vampire Savior

       Agora a parte em que boa parte dos jogadores ficam mais interessados: A ofensiva. Essa parte é bem mais fácil de se aplicar no jogo, então eu focaria em treinar a defensiva primeiro.

  • Chain Combos - Quem joga Marvel vs Capcom já vai tar bem familiarizado com isso. "O jogo roubou de MvC?" Não, MvC roubou desse jogo(O PB/AG também foi pegado de VSav, mas lá é bem mais fácil de se fazer). Ou você acha que Morrigan é exclusiva de MvC? Bem, chains são a maneira mais fácil(E eficiente) de se fazer combos nesse jogo(Os combos principais de boa parte dos personagens tem chain combos no meio). A prioridade de botões é essa(Como pode ver na imagem): LP, LK, MP, MK, HP, HK. É possível alternar entre de pé e abaixado no meio de uma chain.Você pode pular botões se quiser(Ir do LP direto pro HP é algo possível, as opções de chain combo são muitas, e é bom você saber como dar chain combos com seu personagem), mas você não pode voltar de um botão pro outro, pelo menos não em uma chain(Ex.: MK pra LK). Vale lembrar(Pros jogadores de MvC) que não temos os launchers(Aqueles golpes normais que jogam o personagem pro alto) nesse jogo, e não podemos cancelar normais em especiais no meio de uma chain(Com excessão de alguns, que eu vou falar depois). Um exemplo de chain tá bem aqui(Se não sabe usar esse tipo de arquivo, clique aqui). Eu usei todos os golpes, do LP até o HK(Eu errei o HK intencionalmente pra ganhar barra mesmo, pois Hsien-ko precisa de barra pra fazer o jogo de Ten-Rai-Ha dela). Caso não lembre como se usa(Vou copiar e colar mesmo), extraia o arquivo que você vai baixar na pasta "recordings" no fightcade. Depois, abra o ggpofba, depois a rom do vsav, e aí só ir em Game(Lá em cima), depois em "Replay input..." aí só abrir o arquivo. Vale lembrar que eu vou usar muito esse tipo de arquivo(É melhor que gravar, se eu gravasse ficaria em uma péssima qualidade).
    Fonte original: Mizuumi wiki(Eu sei que eu pego muita coisa de lá, então tenho que falar isso)
  • Air Chains - Apesar de não termos launchers, podemos fazer chains no ar! Geralmente, isso não é usado pra combar enquanto o oponente está no ar, mas sim para começar um combo com o oponente no chão. A prioridade de botões é a mesma, e as regras também. Nesse exemplo aqui, eu faço a air chain j.MP > j.HK e termino com a chain usada aqui acima.
  • Throws(Agarrões) - Coisa simples de se fazer, mas bem importante pras mixups do jogo. Pra usar, simplesmente aperte 4/6+MP/HP/MK/HK(Nem todos tem agarrões com chute, como o Bishamon). Os agarrões de soco são diferentes dos agarrões de chute(Geralmente, né Hsien-ko?). Anakaris não tem agarrões normais. "Ele não tem nada?" O jogo defensivo do Anakaris é horrível, mas ele pode "techar" um agarrão, serve? Todos os personagens tem pelo menos um agarrão de comando(Até o Anakaris, que só presta na versão ES), que não podem ser "techados", com excessão de alguns do Victor. Acho que não precisa de exemplo também.
  • Air throws(Agarrões aéreos) - Mesma coisa, só que no ar. Geralmente, você acerta sem querer, mas as regras são as mesmas, e claro, Anakaris não tem.
  • Dark Force(Ou DF, pra abreviar) - É feita com um soco, e um chute da mesma força(Ex.: LP e LK juntos). Isso consome uma barra de especial. Cada personagem tem uma DF diferente, e algumas são ótimas(Como a do Jedah, que dá pra ele mixups absurdas, e a da Felicia, que dá pra ela combos longos, e é muito abusável, se você souber usar bem). Mas tem as ruins também, como as da B.B.Hood(Ela perde todos os combos principais dela xD) e as duas da Lilith(Estranhamente, depois da DF, ela perde dano no golpe principal dela, que é o Luminous Illusion, então não tem muita razão pra usar. Sim, existem personagens com 2 DFs, o Sasquatch também tem). Na primeira animação da Dark Force, o seu personagem é invencível. "Como assim?" Quando o personagem ativa a DF, ele faz uma pose, ou uma animação bonitinha, e enquanto ele tá nessa animação, todos os golpes vão errar. Na última animação, é possível punir o oponente(Certas DFs não podem ser punidas, como a do Jedah. Eu disse que a dele é incrível antes). Um exemplo: só clicar e baixar. Pode perceber que quando a DF ativa, aparece uma barrinha embaixo da sua barra de vida, que é o tempo de duração. Quando um personagem te bate na DF(É o que a Bee vai tentar fazer nesse arquivo), o tempo diminui um pouquinho. Perceba também que a Bee erra os golpes enquanto o Victor ativa a DF, mas acerta depois que a animação acaba. Ela também consegue acertar ele na animação final, depois que acaba a DF. É possível desativar a Dark Force antes do tempo acabar, apertando um soco e um chute da mesma força mais uma vez. É uma boa maneira de enaganar o oponente, e jogar de maneira mais segura(Já que vai ser mais difícil pro oponente punir a sua DF). Um exemplo: bem aqui.
  • Pursuit - É feito apertando qualquer direção envolvendo pra cima(7,8 ou 9), e um botão(Qualquer um; é possível usar PP/KK para uma versão ES do golpe, que dá um pouco mais de dano), mas só quando o seu oponente está no chão. Pursuits geralmente dão muito pouco dano(Boa parte deles dão dano recuperável, mas é possível matar o oponente com dano recuperável, já que você pode deixar ele sem a barra verde desse jeito). "Eu sempre erro meu Pursuit. Como eu faço pra acertar ele?" Você pode apertar 7/8/9+ botão depois que o oponente ficar deitado no chão, sem "quicar". É possível(Mas bem difícil) acertar um pursuit enquanto o oponente faz um Tech Roll também(Espero que se lembre do que é isso). Alguns personagens(Como a Felicia e o Bishamon), tem mais de um golpe pra usar como Pursuit. O Pursuit é usado no fim de combos, geralmente, como nesse exemplo aqui(Desculpa por me exibir também, eu acho esse combo do Demitri lindo, e poucos usam na luta. Olha o dano que deu também! Com um ES Pursuit, daria um pouco mais). Algumas estratégias com o Pursuit envolvem errar ele de propósito, pra se aproximar do oponente, ou até usar algum pursuit que te deixa no outro lado da tela pra sair do canto(Nem todo personagem pode).
  • Movimentos ES - Todos os personagens do jogo podem fazer uma versão melhorada do golpe original apertando dois botões(Dois socos ou dois chutes), mas isso vai consumir uma barra de especial. Se você jogou Street Fighter 3/4/5, você já vai tar bem acostumado com os golpes "EX". Quando você usa um golpe ES, seu personagem fica azul. Alguns agarrões de comando não tem versão ES, como o do Jedah e o do Demitri. Como exemplo, tem o combo do Demitri ali, onde eu uso dois movimentos ES seguidos! É possível usar um Pursuit ES também, apertando dois socos ou chutes. O mesmo vale pro GC.
  • Movimentos EX(Pera...) - Os movimentos EX são os Supers do jogo(Óbvio, gastam uma barra). Eles podem ser diferentes (ou não) de algum golpe original, mas o comando é completamente diferente. Em um golpe EX, seu personagem fica colorido(Pra identificar). Como exemplo: Midnight Bliss! Se ficou confuso quanto ao nome, só lembrar que em VSav, EX não é o que eu penso ser.
       Bom, foi tudo, eu acho. Depois teremos as opções de movimento do jogo, que são o que te dão a ofensiva/defensiva no jogo.

Fonte: Mizuumi wiki(Como sempre), e meu pouco conhecimento sobre o jogo.

Comentários