Jedah Dohma, o senhor da Morte (Parte Final)

       Enfim, a parte final do Jedah. Aqui vamos ver algumas estratégias pra usar na luta, e depois as opções de combo dele(Que são muito limitadas nesse jogo).

Estratégias:

O jeito certo de usar o Jedah:

        Jedah é um personagem bem estranho de jogar aqui, e o seu oponente pode se sentir estranho de jogar contra ele também se você for um bom jogador, como eu me senti quando eu joguei pela primeira vez contra um Jedah bom(Kuroneko, mas depois foi o Dyne). Faz um tempo atrás isso, mas eu estava juntando algumas informações pra fazer esse tutorial, e eu decidi perguntar pro Dyne depois de jogar com ele(Eu ganhei do Jedah dele uma vez, e me sinto feliz por isso. Ele disse que a minha Felicia é melhor que a Felicia dele também, o que eu achei estranho - nem sabia que ele tinha uma Felicia): "Você tem alguma dica pra quem quer começar com Jedah?" Ele respondeu: "É simples. Pare de jogar com Jedah."(Jedah não é pra iniciantes, por isso a resposta) Depois ele falou também que estava fazendo um guia pro Jedah(Se ele me der esse guia algum dia, mais coisas vão com certeza ser adicionadas aqui). Bom, agora sem enrolar. Pra você dar dano, você depende de muitas mixups com dash, air dash strings(Já falo sobre isso), da sua DF(É muito importante treinar ela, espero que tenha lido o link na parte 3), e de seus Segas(São tanto ofensivos quanto defensivos), sempre que você ver a oportunidade. Quando você assistir partidas do Jedah, você vai ver um pouco de ofensiva, defensiva, e zoning boa parte das vezes(Vão ter algumas partidas mais abaixo, mas continua lendo). O jeito ideal de jogar é controlar o seu espaço, então exploda as defesas do oponente com seu potencial de mixup, e alguns dos truques que ele tem(Ele é um personagem cheio de manias, mas isso não faz ele ser tão previsível se comparado com outros personagens). Eu diria que personagens como o Jedah(Existe algum?) exigem um pouco de criatividade pra ganhar.

Jogo neutro:

       O jogo neutro dele é tão estranho quanto o próprio personagem. Pelo o que já vimos antes, Jedah depende muito de zoning pra se aproximar(Com Segas, principalmente), e é bem isso a parte principal do neutro dele. Ele não tem normais tão bons assim pro jogo neutro(Boa parte deles só fazem ele ficar paradão lá esperando o oponente acertar ele). Bom, não é pelo fato dos Segas serem o jogo neutro dele que você vai ganhar uma razão pra ficar fugindo do oponente, por favor, isso não é algo que um jogador de Jedah deveria fazer, já que se você fugir, você vai automaticamente dar a ofensiva pro oponente, e o jogo defensivo/parâmetro de defesa do Jedah é horrível, ou seja, você mesmo se colocaria na desvantagem fazendo isso. Seus únicos normais úteis são 2MK(Como anti-aéreo; Esse golpe reseta o oponente se usado como anti-aéreo, o que é uma mixup garantida), 5MK(Contra personagens de dash no chão - Anakaris, Lilith, Bishamon, Victor, etc), todos os normais aéreos(Pois todos foram feitos pra serem bons de alguma maneira), 2MP(Contra os personagens que não conseguem se abaixar dele), e 2LK(Poke mais rápido que você tem). Lembrando que pra quase todos esses normais, o Jedah tem que acertar o oponente pra valer a pena(Outro motivo pra ele ter um jogo neutro estranho), pois se você errar, acabou. No neutro, você vai querer ser um jogador que bate e corre(Correr ≠ fugir), mas sempre procurando uma oportunidade de começar sua rushdown, como na partida abaixo(O jogador de Jedah é o Oouchi, também conhecido como SaviorMeister, que era um jogador do GGPO, e hoje em dia só joga em torneios do Japão, pelo menos até onde eu sei). Perceba no começo que não pensa em atacar muito(E dá a impressão de que ele tá na desvantagem até), e eventualmente, ele acha uma oportunidade, e decide ir pra ofensiva. No segundo vídeo, é ele contra 3 Top players(Com seus personagens) do Japão, e veja o quão bem ele se saiu!.

Jogo ofensivo:

       Jedah tem muitas opções ofensivas, sério. Uma parte do seu jogo ofensivo envolvem as Air dash strings. É importante saber que você pode fazer coisas diferentes dependendo da altura que o Jedah está no ar. Vou dividir em três sessões, ou categorias. A primeira é no ápice do seu pulo(No ponto mais alto possível), que vamos chamar de Air Dash Alto(Demonstração; Se não sabe usar esse tipo de arquivo, clique aqui). A segunda é mais ou menos acima da cabeça do seu oponente, que vamos chamar de Air Dash Médio(Demonstração), esse é feito como um IAD, ou seja, Instant Air Dash(953/956/959, todos esses funcionam. Se não entendeu, é só pular pra frente e dar um toque pra frente bem rápido), mas pode ser feito enquanto o Jedah está caindo do pulo também. A terceira, que é o Air Dash Baixo, é perto da cabeça do oponente(Demonstração), esse é feito com um Dash no chão, e cancelado no Air Dash, ou simplesmente fazendo um dash enquanto o Jedah cai mesmo. É bom ter a noção de que a ordem dos botões importa sim, e pode afetar até quantos normais você pode usar durante um Dash/Air Dash. Diferentes normais tem propriedades diferentes, que vou dizer abaixo.
  • LP e LK - Esses normais fazem o Jedah flutuar, permitindo que você faça mais normais aéreos depois deles. O máximo de normais é 3, e você não pode usar o mesmo normal duas vezes. Vamos falar mais disso depois.
  • MP e MK - Esses dois não fazem o Jedah flutuar, mas o propósito principal deles é serem cancelados em especiais, mas pra usar com eficácia, você depende da altura certa.
  • HP e HK - Esses dois são diferentes. Uma vez que você aperta HP, acabou o Air Dash, e você não pode fazer mais nada, a não ser cancelar em um movimento especial. Com o HK, você usar um normal depois, mas só se você der um Air Dash Alto.
       Lembre-se de que você pode cancelar um normal em um especial a qualquer momento durante o Air Dash. Dio Sega, Ira Spinta, e Ira Piano(E as versões ES deles) são seus amigos nessa situação. Agora uns exemplos pra cada tipo de Air Dash.
  • Air Dash Alto - Aqui, você pode fazer no máximo 3 normais(Não é obrigatório usar pra jogar bem). Se quiser usar 3, você é obrigado a usar um golpe fraco, mesmo que não queira. Você pode começar com MK, MP ou HP, depois ir com LK e LP, e por último um golpe que quiser que não tenha sido usado antes(Eu falei antes em relação a isso). HK e HP erram como terceiro golpe, mas de resto, a escolha é sua. Onde eu pesquisei, o cara colocou uns exemplos que ele vê como eficazes: Air Dash MK, MP(Demonstração); Air Dash MK, HK(Demonstração; O HK pode dar crossup); Air Dash MP, MK(Demonstração); Air Dash MP, HP(Demonstração); Air Dash HK, HP(Demonstração; O timing é um pouco difícil, tanto que eu errei o primeiro).
  • Air Dash Médio - Com esse tipo de Air Dash, você pode dar um médio, e dois golpes fracos(É um pouco limitado se comparado ao Air Dash Alto), como foi na primeira demonstração do Air Dash Alto. O que mudou aqui é que você não pode fazer um médio seguido de outro médio, e não pode fazer HK seguido de algo. Se você passar pro outro lado do oponente, e usar um MK, é possível dar um MP depois(Demonstração), o que é uma técnica interessante com o Air Dash Médio.
  • Air Dash Baixo - Nessa versão, você é limitado a dois golpes fracos, um médio, ou um forte. Não tem muita coisa de especial nessa não.
       Agora vou falar sobre o Dash no chão do Jedah(Que é muito importante pro jogo dele), e como usar ele de uma maneira boa. Vou listar aqui as muitas mixups que ele pode fazer, mas não são limitadas a só essas(De acordo com o cara, essas são as que ele observou, e viu que funcionavam bem). Definitivamente existem várias variações, quando você ficar criativo com Jedah, tudo será muito eficaz. Novamente, vamos mexer com altura. O Dash Alto é o dash que passa por cima do oponente, e faz o Jedah chegar acima do oponente(É só segurar pra frente, depois soltar quando o Jedah estiver em cima do oponente, não precisa de demonstração). Pode ser usado como crossup, ou pra ganhar distância no caso seu oponente tenha usado um pushblock em você. Você pode usar dois golpes médios, um médio e um forte, ou um médio e dois fracos. Exemplos: Dash Alto MK, HK(Demonstração; HK não dá crossup, mas deixa você mais perto do oponente); Dash Alto MK, HP(Demonstração; HP te deixa mais perto do oponente, e congela o oponente por mais tempo também, e é melhor pra fazer mixups depois); Dash Alto MK, LK, LP(Demonstração); Dash Alto MK, MP(Demonstração).
       Não existe Dash Médio(Se tivesse, seria usado da mesma maneira que o Baixo), então vamos falar só sobre o Baixo aqui. Nesse tipo de dash, você pode dar dois golpes fracos ou um fraco e um médio/forte. Você pode fazer esse Dash segurando o direcional pra frente por um pequeno momento depois de fazer o comando do Dash. Alguns exemplos: Dash Baixo LK, MP(Demonstração); Dash Baixo LK, MK(Demonstração); Dash Baixo LK, HK(Demonstração; É um jeito de começar combos com dash HK também, o que é interessante); Dash Baixo HK(Não precisa de demonstração, mas esse é pra crossups. Se você atacar pela frente, Nero Fatica funciona muito bem depois disso); Dash Baixo HP(Bom poke, dá pra combar depois); Dash MP(O que eu gosto de usar, pois é o mais fácil de usar pra combos). A proposta desse dash é simplesmente ficar perto enquanto você não perde a ofensiva. Use as mixups com o Dash Baixo para "setar" os Dashes Altos.

       Por último, você tem seu dash normal, onde você só pode usar um golpe(Pra fazer, é só fazer um dash normal, sem precisar segurar nada). Se estiver longe, use MP e HP, se estiver perto, use MK para acertar pra baixo e não dar crossup, e HK para dar crossup. Você também pode errar um Dash LK intencionalmente e ir pra um agarrão rápido depois(Bem útil).


Blockstrings:

       Jedah não é bom nisso de jeito nenhum. Porém, é necessário colocar isso no seu jogo se você quiser que suas mixups funcionem. Um bom jogador sabe que para tomando o risco defendendo os Air Dashes, e deixar as strings acontecerem são algo essencial pra escapar alguma hora. Sabendo isso, você pode usar várias strings. Jedah não dá tanto dano com suas strings no começo, mas quando ele consegue a "momentum", os golpes começam a doer, o oponente começa a ficar com medo de você, e o Jedah fica como um grude no oponente(Ele literalmente não sai de perto de você). Abaixo vão ter algumas bem úteis pra você usar(Não são coisas longas, ou muito difíceis. Jedah tem strings bem humildes, eu diria). Se não entender algo do que estiver escrito, vai lá na parte de combos que tem um link pra te ajudar.
  • 2LK, 2MP(Se o oponente tentar pular, você se aproveita da reset, mas se ele defender...), 5LK, 5LK, 5MK (Não acho que as strings precisem de demonstração, cada vírgula é uma pausa, o timing é seu basicamente. É só saber qual normal é qual, e você vai tar de boas.);
  • 2LK, 2LP (É bem simples mesmo. Esse é bem útil pra resetar o oponente caso ele tente pular entre o LK e o LP. Faça uma mixup com dash se isso acontecer, ou se o oponente tiver algum golpe tipo um Shoryuken(Demitri/Bishamon/Morrigan/Lilith), e você sabe que ele abusa, você pode baitar, resetar de novo(Com um 5LP, por exemplo), e seja feliz. Se o oponente ama pular entre o LK e o LP, cancele o LP em um Dio Sega fraco/ES, que o oponente vai ter que defender(Vamos falar mais sobre isso depois);
  • 2LK, 5LK, 2MK (Dá a impressão de que você vai dar dash, ou algo perigoso, mas não. Você usa um 2MK, que é um low, e um anti-pulo/anti-aéreo ao mesmo tempo, o que força o oponente a defender. Você pode adicionar um 2HK se quiser mais dano, mas só funciona se o Jedah estiver perto.
  • 2LK, 2LP > 2LK > 5MK (Essa é uma string pra usar de longe, e é um combo também se conseguir linkar o LK e o LP, mas você pode dar uma pausa entre um e outro, não tem problema, é até melhor.)
  • 2LK, 5LK, 2HK (2HK é um low, e é um dos normais com mais dano do Jedah, então vale a pena de usar.)
  • (No canto) 2LK > 5HK (Essa é mais pra enganar o oponente. Se quiser acertar com a ponta do 5HK - o que é bom -, você vai precisar usar o 2LK mais vezes. Se usado no canto, o oponente não pode pular no 5HK, e ele também é um overhead, é mais ou menos o que acontece na string 3.)
       Nunca se esqueça das suas mixups com dash. Você pode fazer o oponente pensar que você vai começar uma mixup com uma das strings acima(E não ir), ou você pode simplesmente usar a qualquer momento no meio das strings, se você achar que vai acertar. Jedah também pode fazer um tick throw(Dar um golpe fraco, depois um agarrão), mas é arriscado caso o oponente pule.


Mixups com Dio Sega:

       Agora que já sabemos nossas mixups com Dash e Air Dash, é hora de implementar os Segas no jogo. Vou explicar aqui como se usa, o propósito disso, e como reagir bem pra dar mais dano toda vez que usar um Sega. Mais abaixo vou mostrar as setups, mas agora vou falar sobre como usar. O propósito disso é colocar os Segas normais em um lugar perto do oponente(Qualquer lugar), mas você tem que fazer eles errarem. Isso te dá tempo, e você pode fazer o que quiser por mais de um segundo(Pois o oponente vai se preocupar em defender os Segas, geralmente). Se seu oponente começar a fugir dos Segas, ou ficar de pé pra defender algum Sega, você pode usar essa oportunidade pra fazer um chain combo começando com 2LK(E o Sega vai acertar também).
       Com a versão ES, você vai querer fazer o oponente defender, já que isso permite que o Jedah se mova mesmo que o oponente tenha dado Pushblock, ou não. Geralmente é usado cancelando um 2LK na maior distância possível. Se ele pular por cima do Sega pra te acertar, defenda, e dê Pushblock nele. O que vai acontecer aqui é que o oponente vai ser empurrado pro ES Sega, fazendo ele tomar dano. Se o oponente tentar acertar você com qualquer coisa, ele vai provavelmente tomar um ES Sega na cara, pois pelo contrário das versões normais, ela não desaparece quando o Jedah toma um golpe, o que cria uma espécie de "anti-mash". Agora umas setups:
  • (No canto) Agarrão, Sega com LP (Demonstração; O timing é um tanto difícil, você tem que usar o mais cedo possível. Funciona mais ou menos como o Soul Flash da Lilith, mas melhor. Daqui, use mixups/chain combos pra dar mais dano. Ou você usa 2LK, como um low, e faça uma chain de sua escolha, ou você faz como eu fiz na demonstração, com um Dash HK);
  • 2LK xx Sega com HP (Não precisa de demonstração, é só cancelar o normal. Você pode usar mais de um LK se quiser. Use esse aí depois de algumas blockstrings. Geralmente, o oponente pode ficar abaixado quando você fizer isso, e o Sega vai errar. Se isso acontecer, dê um dash o mais rápido possível.);
  • 2LK, 2LP xx Sega com HP (Não precisa de Demonstração não, é bem simples esse, e já foi mencionado antes até na parte de Blockstrings. Se seu oponente pular entre o 2LK e o 2LP, ele vai ser acertado pelo LP, e você cancela no Sega, onde ele é obrigado a defender.)
  • Air Dash MP xx Sega aéreo(Recomendo MP e HP nesse caso) (Demonstração; Essa aí é boa, e é bem fácil também. Lembre-se de que você pode cancelar o Air Dash quando bem quiser, até quando você passa pro outro lado do oponente. Vamos dizer que você está no lado do player 1, e você dá um Air Dash pro outro lado do oponente. Você está agora no lado do player 2. Use MP, e o Jedah vai virar de costas pra atacar, como eu fiz na segunda parte da demonstração. Só fazer uma mixup depois);
  • 2MK(Como anti-aéreo), Sega (Precisa de demonstração não; Esse é útil contra personagens de Shoryuken. Se você acha que ele vai usar um golpe pra cortar tudo o que você tem, manda um Sega depois, que vai sem dúvida cortar ele xD).
  • Se quiser entrar mais a fundo com os Segas, recomendo que venha aqui, e aqui(Nessa ordem). Novamente, parabenizo o cara por ter traduzido algo tão importante pra esse post.


(Já era hora!) Combos:
(Nota importante: Se não sabe ler o que tá aí embaixo, e algumas coisas aí acima, vem nesse link que eu explico tudo. Jedah não é um personagem de combos de jeito nenhum.)

Chains básicas(Seu jeito principal de dar combos):
  • 2LK > 2MP > 5MK > 2HK (Dano: 27 vermelho e 46 branco)
       Esse é um combo a curta distância, e é um dos que dá mais dano. Você pode trocar 2MP por 5MP se quiser um pouco mais de dano, mas só nos personagens que não conseguem se abaixar dele.
  • 2LK > 5MK > 2HK (Dano: 22 vermelho e 37 branco; Com um Dash MP antes: 27 vermelho e 45 branco - Quase a mesma coisa que o de cima!)
       Esse combo é o que eu gostei mais de usar com o Jedah, sinceramente. Costuma ser usado depois do Dash MP(Como eu fiz no vídeo), ou até depois de um dash vazio pra enganar o oponente. É útil caso você não esteja no alcance certo pra acertar o combo acima. Se você usar dois 2LKs nesse combo, o 2HK acerta, mas não comba.
  • 2LK > 2LK > 2MP > 5MK (Dano: 20 vermelho e 36 branco)
       Não dá tanto dano, mas esse é o Jedah mesmo, relaxa. A vantagem desse combo é que termina em um golpe mais safe(Melhor do que 2HK pelo menos), permitindo que você comece uma mixup simples depois. Não dá pra combar com esse depois do dash também, a não ser que você tire um 2LK.


       É só isso pro Jedah. Ah é, você pode dar combos a partir dos Segas também, mas isso é bem simples. Os combos no chão principais são só esses mesmo. Se quiser assistir algumas partidas de bons jogadores, tem o Oouchi/SaviorMeister, e o Shimatsuya, só procurar no YouTube mesmo que você acha várias partidas.

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