Zabel Zarock, o Zumbi Metaleiro (Parte Final)

       Agora é aquela parte onde você vê o que você vai praticar mais: As estratégias e os combos do personagem. Vou tentar explicar bem, já que Zabel é um tanto complexo de entender.


Estratégias:

O jeito certo de jogar com Zabel:

       Zabel é visto como um personagem que tem tudo a favor dele(As desvantagens que o Zabel tem não afetam muito o jogo ofensivo dele). O problema é que... Pra jogar direitinho com ele, você tem que entender todas as opções dele, e eu digo todas, todas mesmo(Ofensivas e defensivas; Zabel pode ser usado como um personagem "turtler" também, - ou seja, aquele personagem que espera a hora certa de atacar - mas nunca vi nenhum player que use ele assim. Você pode ser o primeiro, quem sabe?). Zabel se sai muito bem na rushdown, e é o que faz ele ser um Top Tier bem chatinho de lidar. Tendo um Air Dash, vários normais diferentes, e dano pra caramba, sério, você escolheu o melhor personagem do jogo!
       Uma coisa que você vai ter que aprender são os IADs(Quer dizer Instant Air Dash). Você vai depender disso pra combar, e fazer mixups, já que golpes no IAD são tradados como overheads. O comando pra fazer é 953/956/959(É basicamente pular, voltar o direcional pro neutro, e apertar qualquer direcional pra frente, bem rápido). Aqui uma demonstração. Se não sabe usar esse tipo de arquivo, clique aqui.


Jogo neutro:

       Zabel não é tão usado no neutro não, apesar de ter vários golpes bons. Se for jogar no neutro você vai querer abusar dos seus pokes, bem óbvio. Quais são? Boa parte dos seus normais de comando. Eles tem um baita de um alcance, mas nem todos são bons pra se usar(Acho que lembra de alguns terem recovery longa). Usando a técnica de IAD, você pode criar "pokes aéreos" com alguns dos normais dele também, eu falei, ele tem opções pra caramba! Não devo falar de todas aqui né. Algumas você vai descobrir com o tempo, ou assistindo algumas partidas de Top Players(Vou recomendar um durante esse post).
       Pros anti-aéreos, eu nem sei o que falar direito, ele tem vários mesmo. Não vou organizar de "mais útil pra menos útil", já que todo anti-aéreo é situacional. 5HP, 5HK, 6HK(Cuidado com esse), 2HP, IAD com MP ou HP(Esses com IAD são um pouco difíceis de mirar, mas levam pra uma reset caso acertem), o que é ótimo pra ele, e devo falar um pouco mais sobre esses dois abaixo). 5LP e MP são bons contra Hops/Jet Dashes/IADs também.
       Se me perguntar: "Como eu encho barra usando ele?" Eu acho que você já enche barra só fazendo mixups, e com chain combos mesmo. Não tem nenhum normal, ou especial bom pra abusar de longe. Se ele tivesse, não faria muita diferença, eu acho, ele jogaria do mesmo jeito.


Jogo ofensivo:

       Ah, aqui é onde quase todos os personagens brilham simplesmente(Desculpa Demitri), mas o Zabel é um pouco especial nisso. Você na verdade pode começar a luta já na ofensiva se quiser(É bom assistir umas partidas pra entender como já partir pra cima no começo, não é tão fácil quanto parece). Eu já tinha falado antes sobre o IAD, e você vai usar isso pra caramba no jogo ofensivo dele. Os melhores botões pra ofensiva(No IAD) são: 2HP(Dano demais, ângulo perfeito, dá pra combar/pressionar depois; 2MP é uma opção também), LK(Pelo unblockable, que já tá chegando), e HK(Tem range, é fácil de combar depois, mas dá mais hits, e eu nunca gostei de golpes aéreos com mais de um hit, mas é bom de usar sim). "Não consigo usar o 2HP no Air Dash, é muito difícil de mirar!" Eu já falei que ele exige execução, mas vou te dar uma ajuda. Aqui você vai querer fazer o IAD, e apertar o direcional 1(Diagonal baixo-trás) depois do Air Dash começar, aí apertar o botão(HP ou MP). Isso funciona com o Air Dash da Hsien-ko também, mas o que acontece aqui é que apertando pra trás no Air Dash dele faz ele parar a animação, e ir pro chão mais rápido(Aí você vai conseguir mirar melhor, e combar com mais facilidade). Sem demonstração, eu já mostrei no primeiro arquivo baixável. Ah é, a barra! Não posso esquecer disso. Quando você ganha barra, você pode usar ela de dois jeitos: Pra combar, ou pro ES Guard Cancel. "Mas o GC não é algo defensivo?" Já explico, calma. Caso fale algo do dash(No chão) dele, não é tão usado não, ele toma outclass pro Air Dash, e é bem óbvio o motivo. Pode usar se quiser, mas não recomendo.

Unblockable j.LK:

       Uma parte importante do jogo dele é o tal do unblockable. Como fazer? É até que simples na verdade, o problema é acertar numa partida mesmo. Você usa o j.LK, e acerta o oponente nos últimos frames do golpe. Pra ter uma ideia de como funciona esse unblockable, só ver esse vídeo de 20 min. É uma montagem de um Top Player do Japão chamado Sakai, ele tá indo contra outros Top Players também. Você pode ter uma ideia de como o Zabel joga assistindo também. Eu gostei muito. Pode pegar a pipoca, colocar em tela cheia, e se divertir(Enquanto analisa)! Ah, você vai conseguir acompanhar, tenho certeza. O Sakai faz unblockables a partir de tudo! Resets, na wakeup, depois do ES GC, e até no meio da pressão! É incrível ver alguém com tanta noção de espaço... Quem sabe não possamos ver vários Top Zabels como ele no Brasil?



Mixups:

       Mixups são algo bem simples depois que você se acostuma com os IADs. Você vai brincar com eles daqui a um tempo. Aqui vão ter só uns exemplos mesmo. Todos podem ser usados depois de uma reset, ou enquanto o oponente se levanta, ou até depois que você já tenha começado sua pressão. Vou tentar ser o mais simples possível.


  1. IAD j.2HP/j.2MP >> 2LK - (Mixup começando de High pra Low. Para fazer o primeiro golpe acertar, você tem que usar o comando de IAD mencionado mais acima, já que é assim que você vai começar seus combos em boa parte dos casos. Demonstração);
  2. 2LK > 2LK, IAD j.2HP/2MP - (Quase que o oposto do de cima, de Low pra High. É bom usar 2LK duas vezes pela Renda Bonus, e por empurrar o oponente pra mais longe também. Demonstração);
  3. Golpe no IAD, Cmd grab (High/Unblockable pra grab. Eu gosto de usar LK nessa situação aí, mas você pode usar outros normais no IAD também, principalmente se preferir dar mais dano, mas você perde a chance de dar um unblockable. Lembrando que seu melhor botão de agarrão no caso do Cmd é HP. Demonstração);
  4. 2LK, dash, Cmd grab (Low pra grab. Pode usar 2LK duas vezes se quiser, mas o dash vai ser mais longo, e mais perigoso pra você, então Renda Bonus não vai te ajudar muito. Demonstração);
  5. Golpe no IAD, 2LK, dash, Cmd grab (High pra Low pra Grab. Acho que já viu onde chega. Precisa de demonstração não, é uma mistura de duas opções. Óbvio que tem mais ainda né. Ele tem mais opções do que isso, você pode ficar misturando elas, divirta-se, e não seja previsível!).


Combos:(Agora você vai aprender a dar dano com ele)
(Nota importante: Todos os combos podem ser começados a partir de um golpe no IAD. Você provavelmente vá querer usar HP pra isso. LK também é uma opção caso você seja bom com o unblockable.)

Chains Básicas:


  • 2LK > 2MP > 2MK > 2HK (Dano: 23 vermelho e 40 branco; Com Pursuit: 23 vermelho e 43 branco; Com ES Pursuit: 23 vermelho e 46 branco)
       Um chain combo bem simples, mas você tem que estar bem perto pra acertar. Caso você queira dar mais dano, você pode trocar 2MP por 5MP, que dá 1 ponto de dano a mais, mas 5MP erra em boa parte dos personagens abaixados. Outra opção pra dar mais dano também é trocar 2HK por 6HK(Que vai resetar o oponente, mas também erra em personagens muito baixos). Sobre os Pursuits, não use, a não ser que vá tirar uma vida do oponente(Os Pursuits do Zabel são tão lentos que não vale a pena nem errar eles!)

  • 2LK > 2MP > 2HK (Dano: 18 vermelho e 32 branco; Com Pursuit: 18 vermelho e 36 branco; Com ES Pursuit: 18 vermelho e 39 branco)
       Um combo um pouco mais confiável pra acertar do que o de cima(Só um pouco mesmo). Como o outro, você pode trocar alguns golpes nesse também, caso queira mais dano.


Combos com especiais:
  • 2LK >> 5LK xx 214LK/KK(Death Hurricane) (Dano com a versão normal: 19 vermelho e 29 branco; Com Pursuit: 19 vermelho e 33 branco; Com ES Pursuit: 19 vermelho e 36 branco) (Dano com a versão ES: 25 vermelho e 41 branco)
       Com combo simples sem barra, mas você pode usar ele com barra caso tenha dificuldades com os combos usando Movimentos EX(Mais abaixo). Caso queira um pouco mais de dano, você pode usar 5LK >> 5LK, mas você perde um low(Mas funciona bem caso você tenha acertado um IAD pra começar o combo). Pra versão normal, o melhor botão para o especial é o LK, já que faz o Zabel se recuperar mais rápido(Fazendo ser possível acertar um Pursuit depois, caso queira matar usando ele). Depois da versão ES, não é possível acertar um Pursuit(Ele é lento, fazer o que?). Também é possível acertar LK 3 vezes pra fazer esse combo, mas é arriscado demais.

  • 2MP xx 214LK/KK(Death Hurricane) (Dano com a versão normal: 23 vermelho e 33 branco; Com Pursuit: 23 vermelho e 38 branco; Com ES Pursuit: 23 vermelho e 41 branco) (Dano com a versão ES: 29 vermelho e 46 branco)
       Uma versão com mais dano, mas não tem low envolvido. Como já mencionado antes, 5MP é uma opção pra dar mais dano. 2MK é uma opção pra low também, mas você vai perder dano, e o golpe é um tanto lento.


Combos com movimentos EX:(A parte boa do Zabel; daqui que vem o dano de verdade dele!)

  • 2LK >> 2/5LK xx 64PP(Evil Scream) (Dano: 32 vermelho e 51 branco; Com Pursuit: 32 vermelho e 54 branco; 32 vermelho e 57 branco)
       Esse combo... Lembro de ter mencionado ele antes no blog, acho que foi no post de "Renda Bonus". Bom, tanto faz, esse é seu BnB(Bread 'n Butter, que traduzido é "Pão e Manteiga". É basicamente um combo fácil e eficaz ao mesmo tempo). Dá dano demais, você ganha um ótimo oki quando ele acerta, é tudo o que qualquer personagem de jogo de luta gostaria de ter. Mas você não vai conseguir isso com tanta facilidade, não contra todos os personagens, já que esse golpe vai errar em Q-Bee e Wolf, caso estejam abaixados(Top tiers malditos! Conseguem ferrar até outros Top Tiers). Bom, aprenda esse aí, vai ser importante em todas as suas lutas.

  • 2LK >> 2/5LK xx 63214KK(Death Voltage) (Dano: 29 vermelho e 46 branco; Com Pursuit: 29 vermelho e 50 branco; Com ES Pursuit: 29 vermelho e 53 branco)
       É o combo de cima, só que dá menos dano. Eu diria que não vale a pena usar esse, já que tem o combo de cima, mas pode usar se quiser, não tem problema nenhum.


     É só isso pro tutorial do Zabel. Eu não pule falar nada sobre a DF dele, mas não importa muito, eu acho. Se quiser procurar umas partidas, Tem o Sakai, o Zabel do vídeo que talvez tenha visto um pouco acima, e o Komemaru, que é visto como o melhor Zabel do mundo.

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